Concurso de histórias sobre Património Europeu | Call for European Heritage Stories | Até 20 de maio

Decorre até 20 de maio o Concurso Histórias do Património Europeu | European Heritage Stories

A principal missão da European Heritage Stories é dar voz às pessoas, organizações e associações para que contem a sua história da Europa presente no seu património.

Termos e Condições:  http://bit.ly/CallForEuropeanStories_TC

As histórias recolhidas serão promovidas  e as seleccionadas  premiadas com um subsídio no valor de até € 10.000

Nos Termos e Condições encontrará informações detalhadas sobre:

• Quem pode enviar a história e quem pode solicitar o subsídio

• Como as histórias podem ser enviadas

• Critérios para elegibilidade das histórias a serem publicadas no portal e critérios para receber a concessão;

• Datas importantes;

• Condições legais.

O convite à apresentação de histórias do património europeu é uma iniciativa-piloto destinada a identificar a dimensão europeia dos sítios do património e do trabalho do património realizado pelas comunidades na Europa. Refere-se a “histórias” passadas ou existentes que as comunidades gostariam de compartilhar e potencialmente desenvolver em um projeto para contribuir ainda mais para suas comunidades.

O Concurso de Histórias do Património Europeu é uma das principais iniciativas do Ano Europeu do Património Cultural (EYCH) 2018, organizado sob dois slogans: “Ano Europeu do Património Cultural: A arte de partilhar” e “O nosso património: onde o passado encontra o futuro ”.

No âmbito da visão conjunta dos valores europeus comuns, o concurso está igualmente aberto ao vencedor do Prémio UE para Património Cultural / vencedores do Prémio Europa Nostra e aos sites da Marca do Património Europeu.

Nesta primeira fase solicita-se apenas um pequeno esboço das histórias e ideias do projeto. As propostas de projeto pré-selecionadas terão um mês adicional no verão para enviar mais detalhes, como poderá verificar nos Termos e Condições.

Apenas as comunidades, organizações que organizaram pelo menos um evento nas Jornadas Europeias do Património, nos últimos três anos são elegíveis para se candidatarem (ou seja, qualquer pessoa que tenha participado nas JEP nos seus países entre 2015-2017).

Nota: o formulário deverá ser preenchido em inglês.