Dúvidas, Informações

Perguntas frequentes

Que tipo de iniciativas posso inserir no site?

Poderá inserir no site atividades culturais diversas – visitas guiadas e temáticas; espetáculos artísticos (música, dança, teatro); exposições; animações de rua; recriações e encenações históricas; palestras; conferências; debates e seminários; sessões de leitura; rotas e itinerários culturais/patrimoniais; peddy papers e rally papers; ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas; jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta; feiras e festivais; lançamento de publicações; projeção de documentários e filmes, projetos investigação/promoção/reabilitação do património, entre outras, que sejam convergentes com os Objectivos do Ano Europeu do Património Cultural .

Quem pode inserir iniciativas no site?

Qualquer entidade pública ou privada, colectiva ou individual pode inserir iniciativas no âmbito do AEPC. A DGPC  reserva-se o direito de não promover a sua divulgação, caso saiam do âmbito dos Objectivos do AEPC .

Como posso inserir iniciativas?

Para inserir iniciativas no âmbito do AEPC, deverá aceder ao botão “CARREGUE AQUI AS ATIVIDADES”, que dará acesso a um formulário. Este acesso é condicionado. Para aceder deverá possuir uma palavra-passe. Para receber esta informação deverá contactar-nos através de:  Iniciativas.AEPC2018@dgpc.pt

É obrigatória a colocação do logotipo do Ano Europeu do Património Cultural nos materiais de divulgação das minhas iniciativas?

Sim, é obrigatória. O logotipo do AEPC só deverá ser utilizado em materiais de divulgação de atividades enquadradas nos Objectivos do AEPC .
Para tal deverá aceder aos ficheiros editáveis através desta ligação: http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/index.php/documentos/


Como posso obter o logotipo do Ano Europeu do Património Cultural?

Para obter o logotipo do Ano Europeu do Património Cultural, deverá aceder através desta ligação: http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/index.php/documentos/

Quem promove a divulgação das minhas iniciativas?

A Direção-Geral do Património Cultural promove a divulgação da Programação do AEPC, que é uma programação aberta e em constante actualização, através deste site, do site patrimoniocultural.gov.pt, do facebook e Instagram e de outros meios que tiver ao seu alcance. Cada entidade poderá, e deverá, igualmente, promover as suas iniciativas através de meios próprios.

Como posso participar nas atividades?

Para participar nas atividades deverá consultar a programação, neste site, através do calendário, ou selecionando um concelho ou um tipo de atividade em que pretenda participar

É necessário inscrever-me nas atividades?

Deverá consultar a programação neste site, ou através do calendário ou selecionando um concelho ou um tipo de atividade em que pretenda participar, e verificar se é necessária inscrição prévia. Nem todas as atividades requerem inscrição.

A DGPC irá desenvolver iniciativas próprias no âmbito do AEPC?

Sim, a DGPC está a preparar um conjunto de iniciativas no âmbito do AEPC. Estas iniciativas serão divulgadas neste site, oportunamente.

Pretendo desenvolver iniciativas no âmbito do Dia Internacional de Monumentos e Sítios ( 18 de abril)/Dia Internacional dos Museus | Noite dos Europeia dos Museus (18 de maio)/Jornadas Europeias do Património ( 28, 29 de 30 de setembro), como devo proceder?

Em  períodos definidos ao longo do ano de 2018, a DGPC divulgará qual o procedimento a adoptar para que as entidades possam efectuar o carregamento das suas atividades relacionadas com o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, o Dia Internacional dos Museus | a Noite dos Europeia dos Museus  e as Jornadas Europeias do Património. Esta divulgação será feita através do site oficial e Redes Sociais da DGPC e também através do site e página de Facebook do AEPC.