Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Atividades diversas 8 de março

Comemoração do Dia Internacional da Mulher Encerramento da Exposição "Mirar - Imaginar - Vestir"

No dia 8 de março, o Museu Nacional do Traje irá assinalar o Dia Internacional da Mulher e o encerramento da exposição "Mirar-Imaginar-Vestir".

Assinalando as Comemorações do Dia Internacional da Mulher e o encerramento da exposição "Mirar-Imaginar-Vestir", de Daniela Remião, Michele Augusto e Elaine Almeida, com curadoria de Cláudia Matoos, o Museu Nacional do Traje convida para o seguinte programa:

Conferências:

16h00 –"As Mulheres na Arte", pela Profª. Doutora Margarida Calado (SNBA)
17h00 – "A representação da Mulher em Roma / Antiguidade Clássica", pela Dra. Filomena Barata (Técnica Superior do Museu Nacional do Traje)
17h30 – Lançamento do Catálogo da Exposição "Mirar - Imaginar - Vestir", com apresentação pelo Profº. Doutor Luís Jorge Gonçalves (FBAUL)
18h00 – Visita Comentada à exposição, pelas artistas Elaine Almeida e Michele Augusto e a curadora Cláudia Matoos.

Inaugurada a 26 de novembro de 2022 na Sala de Destaque do Museu Nacional do Traje, "Mirar-Imaginar-Vestir" apresenta as visões de três artistas visuais acerca do matrimónio e do universo feminino, inspirando-se nas suas experiências familiares e emocionais e nas coleções de traje e fotografia deste museu.

A exposição organiza-se em três partes interdisciplinares, que combinam moda, fotografia e instalação, em torno dos termos “MIRAR: memória e sentimento”, de Dani Remião Photography, baseada nas memórias fotográficas familiares e do acervo do Museu Nacional do Traje; “IMAGINAR: o não casamento de Inês, o Vestido Invisível”, de Michele Augusto, ancorada nos textos literários e nos figurinos do Museu Nacional do Teatro e da Dança sobre o Amor de D. Inês de Castro; e “VESTIR: entrelaces”, centrada nos vestidos de noiva interativos de Elaine Almeida, elaborados a partir da sua investigação sobre as coleções do Museu Nacional do Traje.

Mais informação sobre este projeto pode ser consultada aqui https://sites.google.com/edu.ulisboa.pt/mirar-imaginar-vestir/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0 ou aqui https://www.belasartes.ulisboa.pt/mirar-imaginar-vestir/

Apoios:
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património – “Francisco de Holanda” – CIEBA

Notas Biográficas:

Margarida Calado
Doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese "Arte e Sociedade na Época de D. João V" (1996).
Licenciada em História na Faculdade de Letras de Lisboa em 1973 e, em 1971, no Curso de Ciências Pedagógicas.
A partir de 1973, exerceu funções docentes na Escola Superior de Belas-Artes, onde foi coordenadora do Mestrado em Educação Artística e do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. Jubilada em 2017, como professora associada na Faculdade de Belas Artes, no grupo de Ciências da Arte.
Autora, entre outras, das obras "Azeitão, O Convento de S. Francisco da Cidade", "Dicionário de Termos de Arte e Arquitetura", este, em colaboração com Jorge Henrique Pais da Silva, e 'Artes Plásticas no Montijo. Passado e Presente', em colaboração com José Pedro Regatão.

Luís Jorge Gonçalves
Professor Associado com Agregação da Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa.
Historiador da arte, museólogo, arqueólogo e curador.
Doutor em Belas-Artes, Ciências da Arte e do Património. Coordenador do Mestrado de Museologia e Museografia. Diretor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2009-2014). Presidente do Conselho Pedagógico (2021-2023).

Filomena Barata
Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, concluiu o Mestrado de Arqueologia na Faculdade de Letras do Porto, em 1997. Doutoranda em Museologia na Universidade de Évora.
Diretora Regional do antigo IPPAR de Évora, entre 2000 e 2008, e Assessora do IPPAR e ex-Instituto Português de Museus, em 2010 e 2011. Lecionou na Universidade de Évora e no Instituto Superior de Porto Amboim, Angola. A sua área preferencial de investigação centra-se em torno das temáticas do Património Cultural, com particular atenção ao estudo da Religião na Época Romana. Atualmente, Técnica Superior do Museu Nacional do Traje.

Organization:
MNT/DGPC
Local:
Museu Nacional do Traje, Lisboa