Exhibitions Patente até 18 de novembro
The New Art Fest 2018 no MNAC - Turbulence
The New Art Fest 2018 estará presente no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa, com Turbulence | Exposição e Conferência
9 a 18 de novembro
EXPOSIÇÃO - MEMÓRIA RAM
Turbulence.org (1996), com sede em Nova Iorque, foi um projeto de Helen Thorington e Jo-Anne Green que teve como missão principal promover, através de encomendas, a criação de obras de arte na Internet, no seio da New Radio and Performing Arts (NRPA). Com Turbulence.org, a NRPA expandiu a sua atividade, passando a apoiar e divulgar a net art dentro e fora dos EUA, detendo atualmente um dos maiores arquivos deste tipo de trabalhos. Através de open calls, concursos e prémios, promovia exposições in situ e online, atuando como uma incubadora para esta “high-tech art”.
O arquivo do Turbulence é agora apresentado no MNAC através de uma exposição intitulada “Memoria RAM”. Este tipo de memória, indispensável em qualquer dispositivo digital, é o módulo encarregue do armazenamento de dados e instruções, mas irremediavelmente perde toda-se a informação sempre que o equipamento é desligado. É desta metáfora que parte a reflexão sobre a missão dos arquivos e, especialmente, dos arquivos digitais, constantemente ameaçados pelos perigos da obsolescência tecnológica. A exposição inclui uma seleção de obras que lidam com o conceito do efémero, do que pode ser armazenado e do que não é, e da ressonância desses conceitos num mundo atravessado pelo digital.
Obras da coleção do Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea
9 de novembro, às 11h00
CONFERÊNCIA - WHEN ART BECOMES DATA
Moderadores: Adelaide Ginga e Fernando Nabais
Oradores: António Franco Dominguez, Aria Dean, Brian Mackern, Cristina Sá, Gustavo Romano, Nilo Casares
«Como lidar com a arte quando esta se transforma num ficheiro de código replicável infinitamente por sucessivas bases de dados organizadas em nuvens de partilha eletrónica? Que significa falar de original, de direitos de autor, de exposição, de público, de economia da arte, e de conservação quando as artes se desmaterializam tão rápida e radicalmente diante de todos nós? E se Platão, ao desprezar os artistas, estivesse completamente enganado e só houvesse mesmo sombras dentro e fora da caverna? E se tudo não passasse, afinal, de imagens construídas pelos nossos olhos, ouvidos e pele depois de um trabalho mental estimulado por algoritmos astrofísicos, biológicos e sociais? E se não houvesse mesmo mundo sem humanidade?»
+ informações sobre os participantes
Nota: requer inscrição prévia (mail para geral@thenewartfest.com)
- Organization:
- MNMC/DGPC;
- Local:
- Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Next Events
-
Exhibitions Exposição permanente
O MUSEU, MUITAS COISAS