Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions 05/09/2022

Baixo-relevo mitraico de Troia - Museu Nacional de Arqueologia na Exposição "Le Mystère Mithra. Plongée au cœur d’un culte romain" no Musée Saint-Raymond, em Toulouse

Entre 14 de maio e 30 de 0utubro de 2022, a exposição Le Mystère Mithra. Plongée au cœur d’un culte romain que esteve patente no Musée Royal de Mariemont, na Belgica irá estar presente no Musée Saint-Raymond, em Toulouse, onde estará exposto, entre outras peças, o original do baixo-relevo mitraico proveniente de Troia, descoberto em 1925. Esta cedência temporária ao Museu de Arqueologia Toulouse resulta da excelente colaboração entre os proprietários e os museus envolvidos, com a mediação da investigadora Filomena Limão.

Antes de partir para Toulouse, a peça foi objeto de uma ação de conservação, por parte das técnicas do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu Nacional de Arqueologia.

O baixo-relevo deveria, originalmente, tratar-se de um tríptico de que apenas sobreviveram a parte central e o painel do lado direito. Provavelmente na zona central estaria representado o sacrifício do touro, tauroctonia. A Lua aparece representada. Do outro lado deveria estar o Sol. Caupates, o Sol poente. ampara a tocha invertida, sobre o qual se vê uma pata animal, possivelmente sacrificada. Na zona oposta, deveria estar Cautes com a tocha erguida, o Sol nascente. No painel da direita, temos Hélios e Mitras, com o barrete frígio, reclinados num triclinium, celebrando o banquete que comemora o pacto destas duas divindades.

Em baixo Cautes e Caupates, ladeando uma serpente enrolada numa cratera, representando a terra e a água. No painel do lado esquerdo, poderia estar representado um leão, simbolizando o fogo, e talvez ainda os quatro ventos, relativos ao elemento ar.

Esta peça tem um enorme valor patrimonial, uma vez que é dos poucos exemplares arqueológicos que confirmam a existência do culto mitraico em território nacional, para além de uma epígrafe proveniente de "Pax Iulia".