Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions 07/15/2022

Torso de Afrodite de Aphrodisias em exposição no Museu Nacional Machado de Castro

Em sintonia com o tema “Mitos” do Festival das Artes de 2022, o Museu Nacional de Machado de Castro expõe, a partir de 15 de julho, o pequeno torso de Afrodite de Aphrodisias, do acervo do Museu Rainha Dona Leonor de Beja.

A peça, datável do século II d.C. e encontrada numa herdade de Beringel, em 1923, mostra bem a fertilidade dos cultos orientais em vigor na antiga Lusitânia Meridional. Seguindo um modelo da cidade turca de Aphrodisias, o torso de Afrodite mantém três registos decorativos onde se representam os temas mitológicos também alusivos à Deusa.

No MNMC, o torso faz a ligação ao criptopórtico de Aeminium e estabelece a coerência entre os circuitos da arte pública e privada e torna clara a extensão e variedade mitológica no Império.

O acompanhamento científico é de Maria da Conceição Lopes, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e coordenadora científica do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), que dedicou grande parte da sua investigação ao território de Pax Iulia.