Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Protocolos 05/11/2023

DGPC formaliza projeto “Artes no Património” através de protocolos com várias instituições de ensino artístico

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) celebra um protocolo de formalização do projeto “Artes no Património” com diversas instituições de ensino artístico, amanhã, 12 de maio, às 11h00, na Sala D. Luís, do Palácio Nacional da Ajuda, na presença de Rita Jerónimo, Subdiretora da DGPC.

“Artes no Património” é um projeto da DGPC que teve início em 2021 e que leva as Escolas de Artes ao Património, com vista a reforçar a relação já existente e incentivar e alargar a colaboração entre as escolas de ensino artístico e os Museus, Monumentos e Palácios (MMP), sob tutela da DGPC, através de concertos, espetáculos, exposições e conferências, de entrada livre. Nos últimos dois anos, o projeto já envolveu dez escolas, aproximadamente 1980 alunos e professores, 20 Museus, Monumentos e Palácios da DGPC e chegou a cerca de 5500 pessoas que assistiram aos espetáculos.

O protocolo agora celebrado com várias instituições de ensino artístico, entre as quais a Academia de Música de Lisboa, a Casa Pia de Lisboa, a Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, a Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa e a Orquestra Geração, pretende incrementar a apropriação dos diferentes espaços patrimoniais por parte de alunos e professores, oferecendo a possibilidade aos jovens artistas de apresentarem publicamente o seu trabalho em espaços de valor histórico e patrimonial ímpar, estabelecendo com estes uma relação privilegiada.

Com uma programação mensal , o projeto prevê a médio prazo alargar a sua implementação à totalidade dos MMP da DGPC, assim como incentivar à participação e envolver mais escolas de diferentes áreas artísticas.