Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Protocolos 08/11/2022

O Museu Nacional Machado de Castro e o novobanco assinaram protocolo para a cedência, em depósito, da pintura quinhentista flamenga, “Os Financeiros”

No âmbito da assinatura do protocolo, a 29 de julho de 2022, entre o MNMC e o Novobanco, para a cedência, em depósito, da pintura quinhentista, “Os Financeiros”, esta é a mais recente obra em exposição no MNMC e que enriquece, assim, o núcleo de pintura flamenga do Museu, trazendo um tema profano, ligado ao desenvolvimento económico da Europa ao longo do século XVI, e pouco representado em museus portugueses. 

A integração no MNMC, pelo prazo de cinco anos, renovável automaticamente, concretiza-se no âmbito da iniciativa do novobanco Cultura de disponibilizar ao público o seu património artístico e cultural, através de parcerias com Museus, contribuindo com obras que sejam uma mais-valia nos seus circuitos expositivos.  

A pintura desenvolve a matriz flamenga de força realista e simbólica e insiste no caráter moralizador e satírico associado ao mundo do dinheiro e da finança, com os muitos sinais da precariedade e da imprevisibilidade da vida ou do rompimento com a fecundidade espiritual. 

Com este protocolo, são 11 os museus da região Centro com obras da coleção do novobanco, ampliando a sua presença para 37 museus de todas as regiões do país, incluindo Açores e Madeira, num total de 94 obras expostas. 

Sob o mote “Arte e Cultura partilham-se”, a coleção de pintura do novobanco está disponível em novobancocultura.pt, mapeando os museus onde se encontram incorporadas as obras de arte.