Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Patente até 18 de novembro

The New Art Fest 2018 no MNAC - Turbulence | Exposição e Conferência

The New Art Fest 2018 estará presente no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa, com Turbulence | Exposição e Conferência

9 a 18 de novembro
EXPOSIÇÃO - MEMÓRIA RAM

Turbulence.org (1996), com sede em Nova Iorque, foi um projeto de Helen Thorington e Jo-Anne Green que teve como missão principal promover, através de encomendas, a criação de obras de arte na Internet, no seio da New Radio and Performing Arts (NRPA). Com Turbulence.org, a NRPA expandiu a sua atividade, passando a apoiar e divulgar a net art dentro e fora dos EUA, detendo atualmente um dos maiores arquivos deste tipo de trabalhos. Através de open calls, concursos e prémios, promovia exposições in situ e online, atuando como uma incubadora para esta “high-tech art”.

O arquivo do Turbulence é agora apresentado no MNAC através de uma exposição intitulada “Memoria RAM”. Este tipo de memória, indispensável em qualquer dispositivo digital, é o módulo encarregue do armazenamento de dados e instruções, mas irremediavelmente perde toda-se a informação sempre que o equipamento é desligado. É desta metáfora que parte a reflexão sobre a missão dos arquivos e, especialmente, dos arquivos digitais, constantemente ameaçados pelos perigos da obsolescência tecnológica. A exposição inclui uma seleção de obras que lidam com o conceito do efémero, do que pode ser armazenado e do que não é, e da ressonância desses conceitos num mundo atravessado pelo digital.

Alguns dos trabalhos que compõem a Turbulence.org – uma base de dados atualmente integrada na coleção do MEIAC –foram exibidos nas bienais de 2000, 2002 e 2004 do Whitney Museum of American Art, assim como nas suas exposições “Bit Streams” e “Data Dynamics”. De realçar, também, a exibição de trabalhos no Total Museum of Contemporary Art, Coreia do Norte; no Ars Electronica, Austria; no International Festival of New Cinema and New Media, Montreal; no European Media Arts Festival, Germany; no Sundance Film Festival, entre muitos outros. Alguns dos seus trabalhos foram ainda premiados no Ars Electronica.
Curadoria de Gustavo Romano

Organização:
MNMC/DGPC;
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Próximos Eventos