Oficina 16 de setembro, das 10h00 às 17h00
Oficina de preparação da lã e fiação
No dia 16 setembro, sábado, das 10h00 às 17h00, o Museu Nacional do Traje organiza a Oficina de preparação da lã e fiação.
Nesta oficina pretende-se uma abordagem essencialmente prática das diversas etapas do tratamento manual da lã, desde a lavagem e limpeza do velo em bruto, até a penteação e cardação para a fiação tanto com roca e fuso como com rodas de fiar.
Destina-se tanto a pessoas com curiosidade sobre os diversos processos da preparação da lã, como para aqueles que, de alguma forma, tenham acesso a lã tosquiada e que queiram saber como prepará-la e trabalhá-la até à produção do fio.
Em iniciativas posteriores, esta lã fiada poderá ser utilizada em experiências de tingimento natural.
Como a atividade irá durar todo o dia, tendo lugar em contexto de sala e no Parque Botânico do Monteiro-Mor, sugerimos que cada participante possa trazer o seu almoço, para um piquenique conjunto, desfrutando da beleza da natureza.
Dinamizada por: Elsa Lago e Orenzio Santi
Público: maiores de 16 anos
Inscrição prévia até dia 14 de setembro, para se@mntraje.dgpc.pt
Notas biográficas
Orenzio Santi contactou desde muito cedo com os têxteis no atelier de sua mãe Gisella Santi. É um artista e professor de tecnologia têxtil na Escola Artística António Arroio, onde também exerceu, de 2017 a 2021, o cargo de diretor do Curso de Produção Artística.
Apaixonado pela tecnologia têxtil, desenvolveu diversos trabalhos de tapeçaria e tecelagem, dedicando-se também à construção de teares.
Foi membro do júri da Exposição Internacional da Contextile 2022 – Bienal de Arte Têxtil em Guimarães. Gosta de se envolver em projetos que utilizem energias colaborativas e desenvolvam redes abertas de conhecimento.
Elsa Lago é formada em Engenharia Têxtil e professora de Física e Química na Escola Básica Parque das Nações (Agrupamento de Escolas Eça de Queirós), em Lisboa.
- Organização:
- MNT/DGPC
- Local:
- Museu Nacional do Traje, Lisboa