Oficina 7 de setembro, às 15h00
Oficina | Lygia Clark: a arte e o vestuário
No dia 7 de setembro, às 15h00, o Museu Nacional do Traje promove a Oficina Lygia Clark: a arte e o vestuário, dinamizada por Flavia Bortolon.
Após o descanso das férias de Verão, o Museu Nacional do Traje propõe o regresso à temporada formativa com uma cativante Oficina sobre Lygia Clark e as relações que a sua obra estabeleceu com noções inerentes à moda.
Parte I
Numa primeira parte, esta oficina, dinamizada pela investigadora Flavia Bortolon, atenta no percurso desta renomada artista brasileira, cujas obras sensoriais datadas entre 1965 e 1969 exploravam o ato de "vestir" como um veículo criativo e obra de arte. Esse enfoque permitia a observação das interconexões entre diferentes formas de expressão, delineando a produção de arte contemporânea em sua busca pelo indivíduo.
Parte II
Depois dos participantes da oficina terem sido apresentados à figura da artista Lygia Clark, terão a possibilidade de uma exploração prática mediada por materiais fornecidos. Essa experiência os conduzirá à interação com objetos, visando desenterrar as conexões entre memórias individuais e sensações corporais.
BIONOTE
Flavia Jakemiu Araujo Bortolon é investigadora de pós-doutoramento em História da Arte na Universidade NOVA de Lisboa. É Doutora e Mestre em História (UFPR-BR), pós-graduada em Moda: Comunicação e Produto (UEL-BR) com História (UEM-BR) e Comunicação Social (CESUMAR).
Participação sem inscrição prévia.
Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail se@mntraje.dgpc.pt
Saber mais sobre Lygia Clark em https://portal.lygiaclark.org.br/
Apoio da Família de Lygia Clark.
- Organização:
- MNT/DGPC
- Local:
- Museu Nacional do Traje, Lisboa