Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Convento de Cristo

Abrangendo o castelo templário e o Convento da Ordem de Cristo – cuja construção decorreu entre os séculos XII e XVII – o monumento, inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, integra alguns dos mais expressivos testemunhos da história da arquitetura portuguesa, como a Charola românica da igreja, o claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo.

O conjunto edificado, de grande dimensão, com os seus sete claustros e inúmeras dependências monásticas, confina ainda com a antiga cerca – a Mata dos Sete Montes -, espaço de grande valor natural e paisagístico.

Conteúdos editados pela DDCI.

Parta à descoberta com:

Contactos e
Localização

Tutela:
DGPC
Director(a):
Andreia Galvão
Endereço:
Igreja do Castelo Templário 2300 Tomar
GPS:
Lat: 39,60410108212687 Long: -8,419089317321777
Telf(s):
+351 249 313 481 e +351 249 315 089
E-mail:
geral@ccristo.dgpc.pt
Site:
http://www.conventocristo.pt/

Como chegar: Por Autoestrada: A partir de Lisboa – A1, até ao km 93. A partir do Porto – A1, até ao km 198. Saída 7 para a A23 - Torres Novas (pf. ver: Mais Informações*)
Comboios: Vários comboios diários entre Lisboa e Tomar, via Entroncamento. Cerca de 2 h de viagem.

Estacionamento: PAGO (a cargo do Município de Tomar). Para veículos ligeiros, junto da entrada do Castelo e na encosta norte, junto à Ermida de N. Sr.ª da Conceição. Automóveis: capacidade para 50 veículos. Autocarros: capacidade para 7 veículos.

Acessibilidade: Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ao nível do piso térreo, com entrada especial (serviço a ser solicitado na Receção ou por marcação prévia). Quiosque multimédia adaptado a invisuais. [DE MOMENTO OS EQUIPAMENTOS DA YDREAMS, nos quais existem sessões para invisuais ESTÃO INOPERANTES].

Outubro a maio, das 09h00 às 17h30 (última entrada às 17h00). Junho a setembro, das 09h00 às 18h30 (última entrada às 18h00). 

Encerrado: 1 de janeiro, 1 de março, domingo de Páscoa, 1 de maio, 25 de dezembro.


Condições de visita ao convento em contexto de pandemia Covid 19

Periodo recomendado de visita - 30 minutos

Encerramento temporário de alguma zonas

Obrigatoriedade do uso de máscara.

A cisterna do Claustro dos Corvos estará doravante aberta ao público, com uma lotação máxima de DUAS pessoas, dada a exiguidade do acesso e espaço de visita.

Ingresso

Bilhete normal: 10,00 €

Meios de pagamento: dinheiro, cartão Visa, multibanco e cheque.i

Bilhética on-line DGPC - adquira aqui

Condições de ingressos nos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais sob tutela da DGPCconsulte aqui

Isenções:

A gratuitidade de acesso aos MMP aplica -se nas seguintes situações:
a) Domingos e feriados, para todos os cidadãos residentes em território nacional;
b) Crianças e jovens até aos 12 anos, inclusive;
c) Visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia;
d) Investigadores, profissionais de museologia e/ou património, conservadores e restauradores, desde que em exercício de funções;
e) Membros do ICOM, ICOMOS, APOM e trabalhadores dos organismos tutelados pelo Ministério da Cultura;
f) Professores e alunos de qualquer grau de ensino superior, incluindo Universidades Sénior e instituições de formação profissional credenciados, quando comprovadamente em visita de estudo;
g) Grupos com comprovada carência económica;
h) Membros de Grupos de Amigos dos MMP dependentes da Direção -Geral do Património Cultural;
i) Funcionários, voluntários e estagiários dos serviços centrais da DGPC ou dos MMP e um acompanhante;
j) Antigos combatentes e para a viúva ou viúvo de antigo combatente, detentores dos cartões referidos no Estatuto do Antigo Combatente, aprovado no Anexo I da Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto;
k) Visitantes com incapacidade comprovada igual ou superior a 60 % e um acompanhante;
l) Profissionais de turismo ou da comunicação social, incluindo as novas plataformas digitais, desde que credenciados e em exercício de funções; m) Visitantes em eventos corporativos ou situações ocasionais;
n) Outras situações com enquadramento legal.
A concessão das gratuitidades está sujeita a acreditação nas bilheteiras ou postos de validação, mediante a apresentação do documento oficial correspondente, válido e atualizado, para cada caso.
Tratando -se de grupos, os casos previstos nas alíneas d), f) e g) estão sujeitos a autorização e marcação prévia por parte da Direção do MMP.
Consideram -se como credenciados para o exercício da respetiva atividade, os profissionais de turismo que estejam inscritos no Registo Nacional das Atividades de Animação Turística (RNAAT), Carteira Profissional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, Associação Portuguesa dos Guias -Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC), Sindicato Nacional de Atividades Turísticas, Tradutores e Intérpretes (SNATTI), ou outras organizações afins.

Descontos:

Ao bilhete normal de acesso aos MMP poderão ser aplicados descontos, em função dos casos e valores previstos na seguinte tabela:
a) Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos — 50 %;
b) Jovens entre os 13 e os 24 anos — 50 %;
c) Famílias, desde que constituídas, pelo menos, por 2 elementos, sendo um deles adulto e outro menor — 50 %;
d) Protocolos com entidades terceiras, cuja atividade principal seja compatível com a missão da DGPC — 20 %;
e) Outras situações com enquadramento legal e/ou resultantes de parcerias no âmbito de bilhetes pré -pagos.
A aplicação dos descontos previstos nas alíneas do número anterior requer comprovação nas bilheteiras, mediante a apresentação do documento probatório correspondente, válido e atualizado, para cada caso.
As situações previstas na alínea c) dispensam a apresentação de comprovativo de maternidade e/ou paternidade.
Os descontos ou reduções previstas não são aplicáveis aos pacotes de quantidade, visitas guiadas e aos bilhetes combinados, com exceção dos bilhetes jovens que podem ser cumuláveis como os bilhetes combinados, podendo, ainda, estar sujeito a marcação prévia, a efetuar no sítio eletrónico da DGPC.
São ainda aplicáveis descontos para as aquisições feitas em pacotes de quantidade, de acordo com a seguinte tabela:
a) Aquisições superiores a 250 bilhetes — 7,5 %;
b) Aquisições superiores a 500 bilhetes — 10 %; c) Aquisições superiores a 1000 bilhetes — 15 %.
Os descontos de quantidade previstos nas alíneas do número anterior aplicam -se apenas aos bilhetes da tipologia normal, identificados no artigo 3.º
Os descontos não são acumuláveis com outros descontos, com exceção da gratuitidade conferida aos menores de 12 anos
A gestão e emissão dos pedidos de pacotes em quantidade é efetuada através de canal próprio, junto do serviço competente da DGPC
Os pacotes serão disponibilizados, após confirmação de pagamento.
Poderá ser igualmente solicitada a aquisição de 100 bilhetes para menores de 12 anos (gratuitos).
Os bilhetes adquiridos em pacotes de quantidade são válidos pelo período de 1 ano, não havendo lugar ao seu prolongamento ou revalidação, podendo estar sujeito a marcação prévia, a efetuar no sítio eletrónico da DGPC.

- Cedência e aluguer de espaços (condições).

Marcação de eventos - Formulário

. Utilização do espaço - Formulário

. Utilização de imagem - Formulário

- Loja

- Vistas guiadas (reserva) - Formulário

O Serviço de Educação e Animação do Convento de Cristo está vocacionado para atender às necessidades de Professores e Alunos de todos os graus de ensino, em colaboração com o Gabinete de Apoio Técnico e Científico. 

Este serviço, além da dinamização de visitas escolares, planeia, produz e realiza conteúdos disponibilizados on-line, bem como ações de sensibilização para captar novos públicos, alertando-os para a importância do Património, na nossa memória coletiva e identidade nacional.

 

  


Consulte aqui:

             (atividades em destaque jan./jun. 2017)


Contactos /reservas:

Serviço Educativo / Visitas escolares / Visitas especiais temáticas:

Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00. 

Marcação prévia em função da disponibilidade do serviço.

Tel.: + 351 249 315 089 / + 351 249 313 434; 

Fax: + 351 249 322 730;

E-mail: servicoseducativos@ccristo.dgpc.pt

Para marcações clique aqui

Para saber mais

FAQ's

* Como Chegar:

Por Autoestrada: A partir de Lisboa – A1, até ao km 93. A partir do Porto – A1, até ao km 198. Saída 7 para a A23 - Torres Novas. Na A23, sair para o IC3 e nesta via viajar até à indicação de saída para Tomar pela N 110. (trajeto mais curto – acesso sul).

Por estrada Nacional: a partir de Leiria – N 113 / IC9; a partir de Coimbra – EN 110/IC3.

De carro, na cidade: Na rotunda da Praceta Alves Redol, tomar o sentido poente, pela Av. Dr. Cândido Madureira e, no fim desta, virar à direita, subindo a Av. Dr. Vieira Guimarães que dispõe, junto à Ermida de N. S. da Conceição, de um parque de estacionamento e que termina num outro parque de estacionamento, para tomada e largada de passageiros (ligeiros), fronteiro ao Castelo dos Templários. Para autocarros a largada de passageiros é realizada neste local e a tomada de passageiros e partida deverá ser efetuada na fachada norte do monumento.

A pé, na cidade: Aceder à Praça da República e, atrás do Edifício dos Paços do Concelho, subir a Calçada medieval de S. Tiago até ao parque de estacionamento ou então subir a Calçada medieval de S. André, desde o largo do Pelourinho.

Acede-se ao Convento pelo Castelo dos Templários.

Agenda Cultural

Loja

Museus e Monumentos

Os museus e os monumentos são lugares únicos que nos proporcionam experiências memoráveis e uma aprendizagem indispensável à formação da identidade.

Pela sua beleza e pelo seu enquadramento, pelas suas coleções e pela sua programação cultural, são espaços que transmitem valores, despertam memórias e interagem com a contemporaneidade. Esta área do website dá-lhe o acesso a toda a informação útil respeitante a cada um dos 26 Museus e Monumentos e Palácios a cargo da DGPC.

É-lhe igualmente disponibilizada informação completa respeitante aos 165 museus agregados na Rede Portuguesa de Museus, credenciados pela DGPC.

+ Monumentos e Museus DGPC

+ Rede Portuguesa de Museus