Mosteiro dos Jerónimos
O Real Mosteiro de Santa Maria de Belém, designado comumente por Mosteiro dos Jerónimos, por ter sido destinado à Ordem de São Jerónimo, é uma obra-prima da arquitetura portuguesa. Classificado Monumento Nacional, em 1907, e inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, em 1983, está vinculado ao Protocolo do Estado. A igreja, sede da Paróquia de Santa Maria de Belém, com serviço religioso e horário para vistas patrimoniais, e o claustro, secularizado no século XIX, têm acesso distinto e formam o conjunto patrimonial mais visitado do País.
Razões históricas e artísticas fundamentam a relação institucional entre o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, atualmente sob a mesma direção. Ambos os edifícios, construídos por iniciativa do rei D. Manuel I, cujo reinado decorreu entre 1495 e 1521, dependeram dos meios financeiros avultados e dos recursos artísticos exigentes que este empenhado e poderoso mecenas disponibilizou.
As obras do Mosteiro de Santa Maria de Belém tiveram início em 1501, ou em 1502, e ocorreram ao longo de várias décadas. Por sua vez, as da Torre de Belém, estando prevista a construção de uma estrutura defensiva no local, já no reinado de D. João II (1481-1495), aconteceram entre 1514 e 1519.
D. Manuel I mandou construir a Torre de Belém com a finalidade de proteger, não apenas o porto de Lisboa, a barra do Tejo, mas também o Mosteiro dos Jerónimos, então em construção. Na época, a configuração da barra do Tejo proporcionava efetiva proximidade e ligação visual entre os dois empreendimentos régios – a Torre construiu-se no rio, a 250 metros da margem, sobre um afloramento basáltico, e o Mosteiro foi erigido na margem, em frente da praia do Restelo.
Assinale-se a excelente qualidade alcançada no Mosteiro dos Jerónimos devedora da experiência do primeiro mestre, Diogo de Boytac, e de outros notáveis arquitetos e escultores provenientes de diferentes regiões da Europa. Entre estes, destacam-se o biscainho João de Castilho, que dirigiu as obras a partir de 1517, após ter concluído o portal sul da igreja, e o escultor Nicolau Chanterene, de origem francesa, a quem se deve o portal ocidental. Este portal ostenta com visível aparato os retratos dos reis patronos, D. Manuel I e D. Maria de Castela, referidos pelos cronistas como sendo “tirados do natural”.
Parta à descoberta com:
Contactos e
Localização
- Tutela:
- DGPC
- Director(a):
- Dalila Rodrigues
- Endereço:
- Praça do Império 1400-206 Lisboa
- GPS:
- Lat: 38,697890839496225 Long: -9,206703901290894
- Telf(s):
- +351 213 620 034
- E-mail:
- geral@mjeronimos.dgpc.pt
- Site:
- http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/dgpc/m/mosteiro-dos-jeronimos/
Comboios: Estação de Belém
Autocarros urbanos: 727, 28, 729, 714 e 751
Eléctricos: 15
Barco: Estação fluvial de Belém
Das 9h30 às 18h00, a última hora para venda de bilhetes é às 17h00 e a última entrada às 17h30
Entre as 9h30 e as 10h30 têm acesso preferencial os grupos acompanhados por guias com bilhetes pré-adquiridos.
Encerrado à segunda-feira e nos dias 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro.
Encerra episodicamente, sem data prévia, para cerimónias do Protocolo do Estado.
Ingresso
Bilhete normal: 12,00 €
Bilhética on-line DGPC - adquira aqui
O horário limite para a compra de bilhetes:
Inverno, até às 16h30
Verão às 17h00
Isenções:
A gratuitidade de acesso aos MMP aplica -se nas seguintes situações:
a) Domingos e feriados, para todos os cidadãos residentes em território nacional;
b) Crianças e jovens até aos 12 anos, inclusive;
c) Visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia;
d) Investigadores, profissionais de museologia e/ou património, conservadores e restauradores, desde que em exercício de funções;
e) Membros do ICOM, ICOMOS, APOM e trabalhadores dos organismos tutelados pelo Ministério da Cultura;
f) Professores e alunos de qualquer grau de ensino superior, incluindo Universidades Sénior e instituições de formação profissional credenciados, quando comprovadamente em visita de estudo;
g) Grupos com comprovada carência económica;
h) Membros de Grupos de Amigos dos MMP dependentes da Direção -Geral do Património Cultural;
i) Funcionários, voluntários e estagiários dos serviços centrais da DGPC ou dos MMP e um acompanhante;
j) Antigos combatentes e para a viúva ou viúvo de antigo combatente, detentores dos cartões referidos no Estatuto do Antigo Combatente, aprovado no Anexo I da Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto;
k) Visitantes com incapacidade comprovada igual ou superior a 60 % e um acompanhante;
l) Profissionais de turismo ou da comunicação social, incluindo as novas plataformas digitais, desde que credenciados e em exercício de funções; m) Visitantes em eventos corporativos ou situações ocasionais;
n) Outras situações com enquadramento legal.
A concessão das gratuitidades está sujeita a acreditação nas bilheteiras ou postos de validação, mediante a apresentação do documento oficial correspondente, válido e atualizado, para cada caso.
Tratando -se de grupos, os casos previstos nas alíneas d), f) e g) estão sujeitos a autorização e marcação prévia por parte da Direção do MMP.
Consideram -se como credenciados para o exercício da respetiva atividade, os profissionais de turismo que estejam inscritos no Registo Nacional das Atividades de Animação Turística (RNAAT), Carteira Profissional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, Associação Portuguesa dos Guias -Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC), Sindicato Nacional de Atividades Turísticas, Tradutores e Intérpretes (SNATTI), ou outras organizações afins.
Descontos:
Ao bilhete normal de acesso aos MMP poderão ser aplicados descontos, em função dos casos e valores previstos na seguinte tabela:
a) Visitantes com idade igual ou superior a 65 anos — 50 %;
b) Jovens entre os 13 e os 24 anos — 50 %;
c) Famílias, desde que constituídas, pelo menos, por 2 elementos, sendo um deles adulto e outro menor — 50 %;
d) Protocolos com entidades terceiras, cuja atividade principal seja compatível com a missão da DGPC — 20 %;
e) Outras situações com enquadramento legal e/ou resultantes de parcerias no âmbito de bilhetes pré -pagos.
A aplicação dos descontos previstos nas alíneas do número anterior requer comprovação nas bilheteiras, mediante a apresentação do documento probatório correspondente, válido e atualizado, para cada caso.
As situações previstas na alínea c) dispensam a apresentação de comprovativo de maternidade e/ou paternidade.
Os descontos ou reduções previstas não são aplicáveis aos pacotes de quantidade, visitas guiadas e aos bilhetes combinados, com exceção dos bilhetes jovens que podem ser cumuláveis como os bilhetes combinados, podendo, ainda, estar sujeito a marcação prévia, a efetuar no sítio eletrónico da DGPC.
São ainda aplicáveis descontos para as aquisições feitas em pacotes de quantidade, de acordo com a seguinte tabela:
a) Aquisições superiores a 250 bilhetes — 7,5 %;
b) Aquisições superiores a 500 bilhetes — 10 %; c) Aquisições superiores a 1000 bilhetes — 15 %.
Os descontos de quantidade previstos nas alíneas do número anterior aplicam -se apenas aos bilhetes da tipologia normal, identificados no artigo 3.º
Os descontos não são acumuláveis com outros descontos, com exceção da gratuitidade conferida aos menores de 12 anos
A gestão e emissão dos pedidos de pacotes em quantidade é efetuada através de canal próprio, junto do serviço competente da DGPC
Os pacotes serão disponibilizados, após confirmação de pagamento.
Poderá ser igualmente solicitada a aquisição de 100 bilhetes para menores de 12 anos (gratuitos).
Os bilhetes adquiridos em pacotes de quantidade são válidos pelo período de 1 ano, não havendo lugar ao seu prolongamento ou revalidação, podendo estar sujeito a marcação prévia, a efetuar no sítio eletrónico da DGPC.
O Serviço Educativo do Mosteiro dos Jerónimos tem na visita guiada o principal meio de mediação. A visita geral e as visitas temáticas adaptam-se ao perfil etário, às necessidades e às expectativas de conhecimento e de fruição de todos os públicos. Partindo da observação, estimulando a indagação, a reflexão e o espírito crítico, abordam-se nas visitas guiadas as linguagens artísticas e os programas iconográficos. Assumem relevância as informações relativas a contextos históricos, a materiais e empreitadas artísticas, a mecenas e autorias, assim como as respeitantes ao âmbito da função ou do uso pelos destinatários. Se o visitante pretender aprofundar os seus conhecimentos, antes ou após a visita, poderá solicitar o envio, através de e-mail, de referências bibliográficas.
Público geral e público escolar A visita geral e as visitas temáticas têm como base as componentes históricas e artísticas do conjunto patrimonial comumente conhecido por “Mosteiro dos Jerónimos”, que inclui a Igreja de Santa Maria de Belém, aberta ao culto, e o Claustro. Enquanto na visita geral os participantes percorrem o conjunto patrimonial constituído pela Igreja e pelo Claustro, valorizando-se a sequência Portal Sul, Portal Ocidental, interior da Igreja e os dois pisos do Claustro, as visitas temáticas incidem, com maior nível de profundidade, em partes do conjunto patrimonial e/ou em temas concretos. Visitas temáticas Visita 1: O interior da Igreja de Santa Maria de Belém: da fundação aos túmulos Oitocentistas Visita 2: Os Portais da Igreja de Santa Maria de Belém: Linguagens Artísticas e Programas Iconográficos Visita 3: O Claustro do Mosteiro dos Jerónimos: Linguagens Artísticas e Programas Iconográficos Público escolar O Serviço Educativo do Mosteiro dos Jerónimos oferece visitas guiadas aos alunos de todos os graus de ensino, do pré-escolar ao universitário, adaptadas aos diferentes níveis e âmbitos disciplinares. As visitas guiadas destinadas ao público escolar adaptam-se aos programas de diferentes disciplinas, designadamente, entre outras, Estudo do Meio, História, Educação Visual e Português. Os docentes, no ato de marcação das visitas, deverão indicar o nível de ensino e o âmbito disciplinar em que estas se realizam.
MARCAÇÃO DE VISITAS GUIADAS Público geral e Público escolar Nota prévia: Tendo em conta a atual situação da pandemia COVID-19, o Serviço Educativo do Mosteiro dos Jerónimos segue com rigor o normativo e as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Assim, os grupos são constituídos por 5 a 10 pessoas, contando com o apoio de dois Técnicos do Serviço Educativo. É obrigatório o uso de máscara e garantido o distanciamento físico de 1 a 2 metros entre cada participante.
Marcação com a antecedência mínima de uma semana, através de e-mail ou contacto telefónico. Tito Seixas / Paulo Medeiros servicoseducativos@mjeronimos.dgpc.pt telefone: 213620034
Agenda Cultural
-
16/03/2020
Visitas Guiadas
Visite o Mosteiro dos Jerónimos a partir de casa -
01/04/2020
Vídeo
Descubra o Mosteiro dos Jerónimos -
10/04/2020
Exposições
Mosteiro dos Jerónimos | Cristo Crucificado -
16/07/2020
Apresentações/ Lançamentos
Mosteiro dos Jerónimos - aparato e beleza na entrada principal -
23/07/2022
Encontros e Debates
Conferência Legado de Carlos Paredes ao Mosteiro dos Jerónimos -
10/06/2023
Música
Do Amor e da Glória em Camões
Loja
-
Publicações
The Belém Monstrance. 500 Years -
Chávenas de café
Chávena de café "Um Arquitecto/Um Monumento" - Mosteiro dos Jerónimos -
Botões de punho
Botões de punho "espiral" em prata - Mosteiro dos Jerónimos -
Alfinetes
Alfinete cruz em prata e esmalte - Mosteiro dos Jerónimos -
Placas
Placa para quentes em faiança - Mosteiro dos Jerónimos -
Placas
Placa Retangular Vista dos Jerónimos - Mosteiro dos Jerónimos -
Publicações
Monastério de los Jeronimos - Guia Oficial -
Anéis
Anel quadrado capitel com bola - Mosteiro dos Jerónimos -
Publicações
A Custódia de Belém Inglês -
Publicações
A Custódia de Belém
Museus e Monumentos
Os museus e os monumentos são lugares únicos que nos proporcionam experiências memoráveis e uma aprendizagem indispensável à formação da identidade.
Pela sua beleza e pelo seu enquadramento, pelas suas coleções e pela sua programação cultural, são espaços que transmitem valores, despertam memórias e interagem com a contemporaneidade. Esta área do website dá-lhe o acesso a toda a informação útil respeitante a cada um dos 26 Museus e Monumentos e Palácios a cargo da DGPC.
É-lhe igualmente disponibilizada informação completa respeitante aos 165 museus agregados na Rede Portuguesa de Museus, credenciados pela DGPC.