Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Ecomuseu Municipal do Seixal

O Museu Municipal do Seixal foi criado e aberto ao público em 1982, em instalações localizadas na Torre da Marinha (Arrentela). Denominado Ecomuseu desde 1983, assumiu como linhas estruturantes da programação museológica a atividade referente ao território concelhio, a conservação dinâmica do património, sempre que possível in situ e a interação com formas de participação da população/das comunidades na vida municipal.

O acervo do Ecomuseu Municipal do Seixal é constituído por património cultural imóvel, por património flutuante e por bens móveis, incluindo coleções arqueológicas, técnicas e industriais, artísticas e etnográficas e fundos documentais, na sua maioria provenientes do território do concelho.

O Ecomuseu Municipal do Seixal integra organicamente um conjunto de cinco núcleos e de três extensões museológicas e gere duas embarcações tradicionais de recreio.

Núcleo da Mundet

Antiga fábrica Mundet (1905-1988) que inclui os Edifícios das Caldeiras Babcock & Wilcox e das Caldeiras de Cozer Cortiça.

Núcleo Naval

Ocupa o sítio de um antigo estaleiro naval em Arrentela. Aqui são explorados aspetos relacionados com as memórias dos barcos do Tejo e o seu contexto geográfico, social e cultural.

Núcleo do Moinho de Maré de Corroios

Constitui um dos 45 moinhos de maré identificados no estuário do Tejo, construído em 1403 por iniciativa do Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, tendo-se mantido em laboração até à década de 1980.

Núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol

Localizado na proximidade de Corroios, visa a preservação e musealização do sítio arqueológico classificado de Monumento Nacional: uma olaria romana que funcionou entre os séculos II e V d.C.

Núcleo da Quinta da Trindade

Situada na Azinheira, a Quinta remonta ao século XV e foi propriedade de D. Brites Pereira (sobrinha de D. Nuno Álvares Pereira) e por ela legada em testamento à Ordem da Santíssima Trindade, que a explorou até 1834.

Extensão do Ecomuseu no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

Antiga Tipografia Popular A. Palaio, Lda., que aqui funcionou entre 1995 e 2006, e nela ainda podemos observar as técnicas da composição manual e de impressão em máquinas como a Minerva.

Extensão do Ecomuseu na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

Nesta antiga fábrica da Companhia Africana de Pólvora, designação mais tarde alterada para Sociedade Africana de Pólvora, Lda., são regularmente programadas visitas às caldeiras e à máquina a vapor centenárias e ainda em funcionamento.

Extensão do Ecomuseu na Quinta de S. Pedro

Necrópole dos séculos XIII a XVIII, associada à Capela da Quinta, onde foram identificados 115 enterramentos e mais de uma centena de outros indivíduos em ossários.

Embarcações tradicionais do estuário do Tejo

O varino Amoroso e bote de fragata Baía do Seixal integram o acervo do Ecomuseu desde a década de 80 do século passado. Entre os meses de Abril e de Outubro de cada ano, realizam-se passeios no rio Tejo, utilizando as técnicas tradicionais de navegação à vela.

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC.

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal do Seixal
Director(a):
Ana Cristina Silva
Endereço:
Serviços Centrais - Núcleo da Mundet. Praça 1º de Maio, n.º 1 – 2840-485 Seixal
GPS:
Lat: 38,63970291902899 Long: -9,105783457147254
Telf(s):
+ 351 21 097 61 12
Fax(s):
+ 351 21 097 61 13 / + 351 212 275 698
E-mail:
ecomuseu@cm-seixal.pt
Site:
http://www.cm-seixal.pt/ecomuseu

Como chegar: Disponível transporte de autocarro, barco e comboio, diferentes para cada núcleo ou extensão. Para mais informação, consultar:

Estacionamento: Estacionamento disponível em todos os núcleos e extensões.

Acessibilidade: Núcleo da Mondet e Embarcações tradicionais do estuário do Tejo - acessível com auxílio. Núcleo Naval, Núcleo do Moínho de Maré de Corroios e Extensão do Ecomuseu no Espaço Memória - Tipografia Popular do Seixal - acessível. Acesso condicionado aos espaços do Núcleo da Quinta da Trindade e Núcleo de Olaria Romana da Quinta do Roxinol, Extensão da Pólvora de Vale de Milaços e Extensão da Quinta de S. Pedro.

Consultar horários em:

Núcleo da Mondet - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_mundet.html

Núcleo Naval - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_naval.html 

Núcleo do Moínho de Maré de Corroios - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_moinho_mare.html

Núcleo da Olaria Romana da Quinta do Roxinol - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_olaria.html

Núcleo da Quinta da Trindade - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_qtrindade.html

Extensão do Ecomuseu no Espaço Memória - Tipografia Popular do Seixal - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/pdf/tipografia.pdf

Extensão do Ecomuseu na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/extensoes/extensao_polvora.html

Extensão do Ecomuseu na Quinta de S. Pedro - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/extensoes/extensao_qspedro.html

Embarcações tradicionais do estuário do Tejo - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_embarcacoes.html 

Ingresso

Entrada gratuita.

Acolhimento

Receção e Loja nos Núcleos da Mundet, Naval e Moinho de Maré de Corroios

Exposições:

  • Barcos, memórias do Tejo, no Núcleo Naval
  • 600 anos de moagem no Moinho de Maré de Corroios
  • Cortiça ao milímetro, no Núcleo da Mundet
  • Quem diz cortiça, diz Mundet, quem diz Mundet, diz cortiça: A Cortiça na Fábrica: a Preparação, no Núcleo da Mundet.

Centro de Documentação / Biblioteca

E-mail: ecomuseu.cdi@cm-seixal.pt

Disponibiliza informação nas seguintes áreas temáticas reportadas às disciplinas de base do EMS: Ambiente e recursos naturais; Arqueologia; Artes decorativas; Cultura e património flúvio-marítimo; Educação; Educação patrimonial; Etnologia; História; História local e regional; Indústria e técnica; Museologia; Património cultural e natural.

Desenvolve produtos e recursos de informação constituídos por livros, revistas, jornais, desenhos, cartazes, postais, vídeos, cartografia, dossiês de informação e fotografia. Produz mensalmente um Boletim de Informação Bibliográfica, de circulação interna, mas de consulta acessível aos utilizadores externos.

Auditório no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios - 91, 70 m2.

- Serviços Educativos

O Serviço Educativo do EMS desempenha um papel de interface do Ecomuseu com os públicos e os utilizadores; o atendimento é feito nos Serviços Centrais, no Núcleo da Mundet, mas são prestados serviços descentralizados nos vários espaços do Ecomuseu. Organiza e promove um programa anual de iniciativas (ateliers, visitas e passeios temáticos, oficinas, etc.), de divulgação mensal, para diferentes tipos de públicos – escolar, juvenil, adulto e outros – que inclui acompanhamento de técnicos especializados e, sempre que necessário, transporte municipal; planifica e assegura a prestação de informações sobre o Ecomuseu em geral e o respetivo programa de iniciativas, incluindo passeios no Tejo nas embarcações tradicionais.

email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt

. Atas do 7º Congresso European Maritime Heritage, 2012; . Quem diz cortiça, diz Mundet, 2010; . Projecto de Inventário Museológico e digitalização de colecções fotográficas e divulgação de acervo (móvel e imóvel), 2010; . Um perna-longa no moinho, 2009; . O ratinho de cortiça, 2009; . A Muleta, 2009; . Quinta do Rouxinol: uma olaria romana no estuário do Tejo [Corroios/Seixal], 2009; . Barcos, memórias do Tejo, 2007; . Cortiça, da produção à aplicação, 2005; . A cerâmica no postal ilustrado, 2003; . Actas da Conferência Internacional sobre Cortiça, Património Industrial e Museologia, 2003; . O milagre das águas, 2003; . Metamorfoses, ordem, erudição: a iconografia das pinturas mitológica no tecto da Quinta da Trindade, 2003; . Água, fogo, cortiça, 2002; . Com os homens de aço: jornada memória no alto forno da Siderurugia Nacional, 2002; . Do montado à fábrica de cortiça: fotografias de Júlio Pereira Dinis, 2001; . Os vagares do tempo – Mundet: 1997 – Fotografias de Armindo Cardoso, 2000; . A Quinta da Trindade: história da Ordem da Santíssima Trindade no Seixal, 1999; . Mundet, no pulsar do tempo – Fotografias de Rosa Reis, 1998; . Actas do VII Encontro Nacional de Museologia e Autarquias, 1998; . Terra Mãe ... Terra Pão, 1997; . Peixes e pescarias do concelho do Seixal, 1997; . Ecomuseu Informação, 1996-2011; . Ocupação romana dos estuários do Tejo e Sado, 1995; . Aves aquáticas e ribeirinhas do concelho do Seixal, 1995; . A Terra e o Homem: aspectos geológicos do concelho do Seixal, 1993; . Bivalves e gasterópodes das praias do Seixal, 1992; . Agricultura e espaços rurais no concelho do Seixal, 1992; . A escola e a árvore, 1988

Materiais Didácticos

. Descobertas no Ecomuseu, 2011; . A pé pelo concelho do Seixal: Amora, 2008; . Núcleos urbanos antigos do concelho do Seixal, 2007; . A pé pelo concelho do Seixal: Arrentela e Seixal, 2006; . Descobertas matemáticas no Ecomuseu Municipal do Seixal, 2005; . A pesca e as secas do bacalhau do Seixal: projecto e educação patrimonial, 2003; . A necrópole medieval-moderna da Quinta de S. Pedro (Corroios-Seixal), 2001; . Materiais de apoio ao Serviço Educativo, 1994

Núcleo da Mondet - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_mundet.html

Núcleo Naval - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_naval.html 

Núcleo do Moínho de Maré de Corroios - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_moinho_mare.html

Núcleo da Olaria Romana da Quinta do Roxinol - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_olaria.html

Núcleo da Quinta da Trindade - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_qtrindade.html

Extensão do Ecomuseu no Espaço Memória - Tipografia Popular do Seixal - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/pdf/tipografia.pdf

Extensão do Ecomuseu na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/extensoes/extensao_polvora.html

Extensão do Ecomuseu na Quinta de S. Pedro - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/extensoes/extensao_qspedro.html

Embarcações tradicionais do estuário do Tejo - http://www2.cm-seixal.pt/ecomuseu/nucleos_e_extensoes/nucleos/nucleo_embarcacoes.html 

Actualizado em: 25 março 2014

Última actualização: 26 Março 2018

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC