Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museu de Cerâmica de Sacavém

No acervo do Museu de Cerâmica de Sacavém destacam-se dois núcleos: peças fabricadas na Fábrica, abrangendo as tipologias de loiça doméstica, loiça decorativa, loiça de higiene/sanitária e cerâmica de revestimento e os materiais e utensílios usados na fabricação, como moldes de gesso e madeira, materiais de experimentação e do laboratório, maquinarias, pigmentos originais instrumentos de trabalho. Em termos cronológicos abrange um período desde 1865 até à década de 80 do século XX num total de 8.000 peças.

O Museu de Cerâmica de Sacavém foi inaugurado a 7 de julho de 2000. A decisão de instalar um Museu em torno do Forno 18 (património da antiga Fábrica de loiça de Sacavém, de construção do final do século XIX, com 10 bocas para alimentação a lenha) e com a missão específica de abordagem da História da Fábrica, foi consequência do processo de encerramento da unidade fabril e da importância que a comunidade local e o Município atribuíam à necessidade da permanência dos vestígios significativos da Fábrica e em torno da qual a própria localidade se desenvolveu.

 

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Loures
Director(a):
Ana Raquel
Endereço:
Urbanização Real Forte - Rua Álvaro Pedro Gomes (Entrada piso 1) - 2685-137 SACAVÉM / Praça Manuel Joaquim Afonso (Entrada piso 0) - 2685-145 SACAVÉM
GPS:
Lat: 38,7941442 Long: -9,1024132
Telf(s):
+ 351 21 115 10 83
Fax(s):
+ 351 211 151 700
E-mail:
museu_ceramica@cm-loures.pt
Site:
http://www.cm-loures.pt/

Comboios: Estação de Sacavém
Autocarros urbanos: Autocarros para Sacavém com partidas da Gare do Oriente, Martim Moniz, Campo Grande e Areeiro (Grupo Rodoviária).CARRIS - 708 Martim Moniz-Parque Nações Norte ( fica a 7 minutos do museu); Rodoviária

Estacionamento: Parque de estacionamento no espaço envolvente ao Museu.

Acessibilidade: Lugares sinalizados para deficientes junto à entrada do Museu; Rampas para deficientes motores; Elevador.

Museu: 

Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h Encerra às segundas e feriados

Centro de Documentação  Manuel Joaquim Afonso: 

De terça a sexta-feira - das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Ingresso

Bilhete Normal: 1,50 €

Isenções:

Grátis para crianças até aos 12 anos e adultos com mais de 65 anos
Aos domingos a entrada é gratuita

Descontos:

Estudantes, titulares de Cartão Jovem e sócios do movimento associativo – 0,75 €

Acolhimento

Recepção

Loja

Elevador e casas de banho com condições para deficientes motores.

Área de Reservas - dc_reservas@cm-loures.pt

Área de investigação - dc_investigação@cm-loures.pt

Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso - Especialização Espólio documental e fotográfico da Fábrica de Loiça de Sacavém. Espólio fotográfico da Empresa Portuguesa de Trefilaria. Arquivo empresarial da Fábrica de Papel da Abelheira. Em 2001 o Município celebrou um Protocolo de Cooperação com a actual detentora do património desta fábrica – Fapajal, Fábrica de Papel do Tojal, AS – para acessibilizar esta documentação para o estudo, em espaço do Museu Geral – Museologia, Indústria, Arte

Auditório - com capacidade para 80/100 lugares sentados, equipado com sistema de audio, video com projecção, microfones. O auditório é cedido conforme normas específicas de utilização, com particular atenção às organizações associativas e empresariais do Município.

Serviço Educativo

Outros: O Museu de Cerâmica é museu aderente das Rotas de Cerâmica (a coordenação cabe ao CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica).

Atividades

 Visitas guiadas. 

- Oficinas de azulejo e barro (Público escolar).

- "Jardim com histórias"- Actividade na Casa-museu José Pedro ( núcleo museológico associado ao museu de Cerâmica de Sacavém) com histórias alusivas à biografia e ao imaginário do antigo artista da Fábrica da loiça de Sacavém- José da Silva Pedro- "o menino que fazia bonecos". Realiza-se na Primavera e Verão e inclui visita guiada (Público-alvo: Pré-escolar ao 1º ciclo).

- Apoio à comunidade escolar, no âmbito de projectos na área do património cultural.

- Actividades "O museu vai à escola" e "Aula no museu".

- Área das reservas visitável (sujeito a marcação prévia). Destinatários: Instituições escolares, público sénior, grupos com necessidades especiais, grupos de amigos, Associações, Centros de Dia, Juntas de Freguesia, Empresas.

E-mail: Ser_educativo_cerami@cm-loures.pt  

Horário:

Terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

A Fábrica e Sacavém pelos Olhos de Eduardo Gageiro (2003)

Armando Mesquita. Para além do Visível (2004)

O Desporto Corporativo nas Fábricas (2004)

150 Anos, 150 Peças. Fábrica da Loiça de Sacavém (2006)

Dar Sentido à Argila. Os Ateliês de Decoração na Fábrica da Loiça de Sacavém (2007)

Lugar de Trabalho Lugar de Património. A Fábrica e as Pessoas (2007)

Porta Aberta às Memórias. Volume I e II (2008)

Porta aberta às Memórias. Segunda edição (2009)

Roteiro das Reservas

Da Fábrica ao Museu

Móveis Olaio, 1886-1998

Actualizado em ____ de junho de 2014, informação fornecida a partir do site do IMC 

Atualizado em 18 de julho 2018, informação fornecida pela direção do Museu.

Última actualização: 14 Novembro 2022

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC