Museu Municipal de Estremoz
O Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho tem uma coleção de forte componente etnográfica, com especial enfoque nos Bonecos e Olaria de Estremoz. Patente ao público está também a reconstituição de uma Casa típica Alentejana e uma coleção de arqueologia composta por Estelas funerárias medievais e peças que vão do calcolítico à romanização.
Em 1879 foi pedido em sessão camarária pelo presidente Deville “auctorização para crear um pequeno museu annexo á bibliotheca, ao qual deseja dar uma feição por assim dizer, local; vindo a ser mais propriamente uma exposição permanente de varias industrias peculiares de Extremoz, e a par dos productos industriaes, como, por exemplo, dos nossos marmores, cortiça, ceramica, podiam estar representados productos agrícolas”. Na sequência deste pedido foi o Museu fundado em 2 de maio de 1880 como anexo da Biblioteca Popular de Estremoz.
O Museu passou a ocupar o imóvel atual na década de 60 do século XX, um edifício de planta oblonga com cobertura de duas águas e frontaria de seis sacadas, cuja construção datará do séc. XIII/XIV, sofrendo depois o imóvel vastas reformas nos séculos seguintes, tendo aí funcionado o Hospício de Caridade, a Escola Régia, a Escola Primária Masculina e algumas aulas da Escola Industrial e Comercial.
Em 2003 o Museu Municipal de Estremoz passa a denominar-se Prof. Joaquim Vermelho, estremocense que se destacou no ensino, na Biblioteca e na direção do Museu Municipal e que, entre 1977 e 1980 trabalha com a Missão UNESCO e o seu conselheiro Dr. Per-Uno Ägren, no projeto de revitalização/reorientação das instituições museológicas em Portugal. Este encontro é da maior importância já que o conselheiro reconhece a qualidade de Joaquim Vermelho, ao propor o Museu de Estremoz como museu piloto neste projeto.
Núcleos
Galeria Municipal Dom Dinis
Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. José Lourenço Marques Crespo.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
-
Fachada do Museu Municipal de Estremoz
-
Museu Municipal de Estremoz - Sala de exposição
-
Museu Municipal de Estremoz - Bonecos de Estremoz
Contactos e
Localização
- Tutela:
- Câmara Municipal de Estremoz
- Director(a):
- Hugo Alexandre Nunes Guerreiro
- Endereço:
- Largo Dom Dinis - 7100-509 Estremoz
- GPS:
- Lat: 38,84192587916704 Long: -7,591353563012717
- Telf(s):
- +351268339219
- E-mail:
- museu.municipal@cm-estremoz.pt
- Site:
- http://www.cm-estremoz.pt/pagina/turismo/museu-municipal-de-estremoz-prof-joaquim-vermelho
Estacionamento: Estacionamento próprio do Museu. Acessível para veículos ligeiros.
Terça-feira a domingo - das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Encerrado às segundas-feiras, feriados nacionais e Municipal (quinta-feira da Ascenção).
Ingresso
A partir dos 12 anos: 1,55€
Isenções:
Idade inferior a 12 anos
Sócios da APOM e ICOM
Visitas de Estudo
Às terças-feiras
Nas exposições temporárias
Descontos:
Grupo de 10 pessoas: 6,20€
Serviço Educativo
Atividades pedagógicas: Ateliers, que visam proporcionar e ampliar o conhecimento de crianças e jovens sobre o artesanato e tradições locais. São também realizadas visitas guiadas dirigidas a crianças e jovens.
Responsável: Isabel Borda d’Água
Tel.: + 351 268 339 219
http://museuestremoz.blogspot.com
Actualizado em ____ de junho de 2014, informação a partir do site do IMC
Última actualização: 30 Julho 2014
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.