Museu Municipal de Loulé
O Museu Municipal de Loulé é um museu de território. Os pólos museológicos funcionam em rede e pretendem contribuir para dinamizar e promover o património cultural, assim como as visitas ao concelho de Loulé, bem como contribuir para o desenvolvimento do território e das suas gentes. O núcleo sede do Museu Municipal de Loulé foi inaugurado ao público a 25 de maio de 1995 e apresenta uma exposição de longa duração que conta a história do território de Loulé desde a pré-história até ao período moderno, tendo para isso selecionado os objetos mais significativos recolhidos em diversas áreas do concelho em resultado de projetos de investigação, de prospeções e de achados ocasionais.
O Museu Municipal de Loulé é um museu de território. Os pólos museológicos funcionam em rede e pretendem contribuir para dinamizar e promover o património cultural, assim como as visitas ao concelho de Loulé, bem como contribuir para o desenvolvimento do território e das suas gentes.
Pólo Museológico da Cozinha Tradicional
Proporciona uma viagem às cozinhas das casas da serra e beira-serra algarvias, de meados do século XX.
Pólo Museológico dos Frutos Secos
Antigo espaço fabril, aqui podem ver-se as máquinas de partir amêndoa e triturar alfarroba juntamente com outros objetos e materiais relacionados com a transformação e comercialização dos frutos secos.
Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte
Antiga Casa dos Condes de Alte, agora musealizada, onde podemos descobrir os espólios do poeta Francisco Xavier Cândido Guerreiro, da família dos Condes de Alte e alguns objetos da Casa do Povo de Alte e de particulares.
Pólo Museológico de Salir
Apresenta espólio arqueológico da freguesia de Salir, nomeadamente menires, variado espólio Neolítico, sepulturas da idade do Bronze, estelas epigrafadas da idade do Ferro, ruínas e materiais romanos, tal como diferentes testemunhos medievais, onde avultam os restos do seu castelo muçulmano.
Pólo Museológico da Água
Localizado na aldeia de Querença apresenta testemunhos de vida e de elementos edificados e naturais (poços, fontes, ribeiras, tanques e noras) que caracterizam o quotidiano de trabalho das populações desta região.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
-
Museu de Arqueologia Helga Serodio
-
Fachada do Museu de Loulé
-
Museu Municipal de Loulé- Peça da coleção
-
Museu Municipal de Loulé- Peça da coleção
Contactos e
Localização
- Tutela:
- Câmara Municipal de Loulé
- Director(a):
- Ana Rosa Sousa
- Endereço:
- Alcaidaria do Castelo, Rua D. Paio Peres Correia, n.º 17, 8100-564 Loulé
- GPS:
- Lat: 37 Long: 8
- Telf(s):
- +351 289 400 885
- E-mail:
- museu@cm-loule.pt
- Site:
- http://www.museudeloule.pt/
Ingresso
Preçário: 1,62€
Isenções:
-Crianças até 12 anos;
-Estudantes devidamente identificados;
-Possuidores de cartão-jovem;
-Professores e alunos de qualquer estabelecimento de ensino do concelho, no âmbito de visitas organizadas pelos Serviços Educativos do Museu;
-Grupos organizados, no âmbito de visitas programadas e devidamente acompanhados durante a visita pelos Serviços Educativos do Museu;
-Pessoas de idade igual ou superior a 65 anos;
-Munícipes de Loulé que apresentem comprovativo de residência no concelho;
-Situações abrangidas por protocolo ou acordo celebrado entre o Museu Municipal de Loulé e entidades terceiras;
-No Dia Internacional dos Museus, Jornadas Europeias do Património, Dia dos Centros Históricos e Dia Nacional dos Castelos.
Visita Brincando
http://www.museudeloule.pt/pt/menu/1142/visita-brincando.aspx
Famílias no Museu
Desde janeiro de 2014 que os Serviços Educativos do Museu Municipal de Loulé dinamizam, no segundo sábado de cada mês, atividades destinadas a crianças entre os sete e os doze anos acompanhadas por um adulto
Desculpe Como me Chamo?
A atividade Desculpe como me chamo? teve início em 2014 e tem lugar na primeira quarta-feira de cada mês. Esta iniciativa tem o objetivo de começar a dar nome e “corpo” aos rostos das fotografias da coleção dos estúdios do fotógrafo Padre Guerreiro.
Laboratórios da Memória
Atividade que pretende levar as pessoas a exercitar a sua memória e a contar as suas estórias sobre um tema concreto relacionado com a história local
Boletim CDOC
Revista Raízes
Última actualização: 14 Novembro 2022
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.