Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural
Património Mundial

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém

Descrição

Mosteiro dos Jerónimos:

O Real Mosteiro de Santa Maria de Belém, designado comumente por Mosteiro dos Jerónimos, por ter sido destinado à Ordem de São Jerónimo, é uma obra-prima da arquitetura portuguesa. Classificado Monumento Nacional, em 1907, e inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, em 1983, está vinculado ao Protocolo do Estado.

A igreja, sede da Paróquia de Santa Maria de Belém, com serviço religioso e horário para visitas patrimoniais, e o claustro, secularizado no século XIX, têm acesso distinto e formam o conjunto patrimonial mais visitado do País.


Torre de Belém:

Símbolo identitário da cidade de Lisboa e de Portugal no mundo, este singular edifício construído no rio Tejo associa-se histórica e artisticamente ao Mosteiro dos Jerónimos, localizado no mesmo território e sob a mesma direção.
A inscrição na Lista do Património Mundial, em 1983, traduziu-se na valorização histórico-artística do monumento, na maior atenção ao seu poder evocativo, assim como na valorização da envolvente, que atrai milhares de visitantes por dia.

Outras ligações:
UNESCO - Monastery of the Hieronymites and Tower of Belém in Lisbon