Entrega de prémios da EFIM (Experiência Fotográfica Internacional de Monumentos, Conselho da Europa)

No dia 21 de setembro, às 18h15, no Museu de Arte Popular, em Lisboa, no âmbito da apresentação do programa nacional das Jornadas Europeias do Património 2017 em Portugal, e do lançamento do Ano Europeu do Património Cultural 2018, será feita a entrega de prémios da EFIM (Experiência Fotográfica Internacional de Monumentos, Conselho da Europa), dirigido a jovens, que em Portugal se realiza já há diversos anos através do Passatempo Fotográfico “Num instante…o Património”, em parceria com entidades privadas.

Entre as fotografias recebidas através da #efim2017portugal, foram eleitas duas que correspondem aos critérios solicitados e que espelham visões, sensibilidades e abordagens artísticas distintas na perceção do universo do património cultural:

– Fotografia noturna, Ponte D. Luís I, Porto – “Construímos muros a mais e pontes a menos” (Isaac Newton); autoria: Ana Luísa Esperança da Silva (15 anos, Vila Nova de Gaia – Grijó);

– Reflexo, Fonte Grande de Alte, Loulé – “O reflexo traduz sempre a realidade invertida das coisas“; autoria: João Afonso de Sousa Canelas (18 anos).

fotografia da Ponte D. Luís I ilustra uma metáfora da união entre duas margens, símbolo de coesão, partilha e encontro. Reflexos de luz nas águas, brilhos e cores que cortam o negro profundo da noite: elementos de complexidade e diversidade  que determinaram a escolha desta imagem.

Por sua vez, a fotografia Reflexos revela a rudeza da alvenaria, o jogo de espelhos conferido pelo reflexo das águas, o efeito de claro-escuro de um primoroso preto e branco são elementos que valorizam esta foto. A água, elemento ancestral e fundamental, é a matéria primeira desta imagem, enquanto símbolo de vida, de transparência e de continuidade.

 

Na ocasião serão também atribuídos os seguintes prémios a cada um dos dois vencedores do passatempo:

– 1 curso de fotografia, oferta da Academia OLHARES.com;

– 1 telemóvel Samsung Galaxy J5, oferta da NÖS;

Os prémios são pessoais e intransmissíveis, não podendo ser reembolsados ou trocados pelo equivalente em dinheiro.

– As fotografias premiadas representarão ainda Portugal no catálogo digital da EFIM, juntamente com os trabalhos vencedores dos outros países integrados neste Projeto Internacional.

As fotografias pré-selecionadas entre o vasto conjunto recebido, podem ser apreciadas no instagram @EFIMPortugal e ainda na plataforma internacional EFIM http://culturaeducacio.gencat.cat/efim/internacional.php.

O Projeto EFIM, em que se enquadra a experiência fotográfica EFIMPortugal Num Instante…o Património!, é uma iniciativa organizada pelas autoridades da Catalunha (Espanha) que visa difundir o trabalho dos jovens criadores e alunos que saibam captar, através da sua objetiva, a riqueza do património monumental da Europa e dos países mediterrânicos.