0 Simpósio STORM: Risco e Património em Portugal

Simpósio STORM: Risco e Património em Portugal

No dia 5 de abril irá ter lugar no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, o Simpósio STORM: Risco e Património em Portugal, uma iniciativa do Projeto europeu STORM – Safeguarding Cultural Heritage through Technical and Organisational Resources Management – e do Ano Europeu do Património Cultural.

Este evento pretende estimular o debate acerca das atuais políticas, procedimentos e metodologias de proteção de património arqueológico e construído, no âmbito da gestão de riscos de desastres, e contará com a participação de diversos investigadores e profissionais, com experiência nas áreas do património cultural, da proteção civil e das alterações climáticas.

O simpósio incluirá uma sessão dedicada à apresentação dos resultados obtidos durante o primeiro ano e meio do projeto e promover a discussão sobre estratégias e planos nacionais de proteção e prevenção, bem como sobre os desafios e oportunidades da avaliação de risco e proteção de património cultural, em duas sessões temáticas.

Pelas 18h00, será exibido o documentário “Renascer das águas. A Coleção Calouste Gulbenkian de Livros Manuscritos Ocidentais e as inundações de 1967”, com realização de Márcia Lessa, em colaboração com o Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador.

Programa